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Marca, divulgação, propagação, estratégias. Tempo!

Muito se discute a respeito de estratégias de comunicação, planos de marketing, pontos de venda, diversas mídias e participação e construção do público na construção de um novo conceito de comunicação participativa.

Se de um lado existe um alto crescimento de participação do público em mídias sociais, em redes sociais e na produção de conteúdo, por outro lado cada dia mais aumenta o número de empresas e marcas que aderem a este novo contexto para levar informação, promoções, e também conteúdo para seus clientes e potenciais.

O que venho refletir um pouco é a questão do tempo. Por mais que dizem por aí que são 8 horas para trabalho, 8 horas para o descanso e 8 horas para entretenimento e investimento pessoal – será que as marcas estão pensando no consumidor como um ser humano que recebe “bombardeio” de informações a cada segundo? Será que as organizações já pensaram em uma maneira diferente de atingir e conquistar sem incomodar?

O internauta é 24/7 consumidor? O fato de ele estar presente em uma plataforma online, responde o fato da necessidade dele consumir? Em que publico pensamos quando traçamos estratégias de comunicação e divulgação das marcas e produtos?

O que mais tenho visto são pessoas cansadas. Cansadas do excesso de informações, cansadas de se sentirem “perseguidas” pelas marcas através de e-mail, telefone, cartas, Orkut, twitter, facebook, formspring, entre outros.

Não podemos fugir e esquecer da idéia de que é quase impossível fugir dessa presença das marcas nas mídias sociais, eu inclusive defendo essa participação de perto com o consumidor. Porém, acho que essa é a grande “sacada” do marketing em tempos de velocidade de propagação de informação – entender o tempo do cliente, o tempo necessário para assimilar uma informação, e o tempo para que ele veja com outros olhos seus produtos e serviços.

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